Gulas@AL-SUD

Louis Anjos é um mestre da camuflagem. E não podia estar no melhor sítio: o Algarve,  terra de camaleões, de chocos e de polvos, todos eles mestres do disfarce.
No caso do Louis, o disfarce é uma arte gustativa digna dos melhores.
 No Al-sud, ele e a sua equipa vão buscar inspiração à Serra de Monchique e ao Mar de Lagos (e que vista!) para mostrar que todos devemos rumar ao sul pelo menos uma vez na vida.
A GULA 
O trabalho com o peixe é sem dúvida o ponto forte do menu de degustação de 9 momentos (7 dos quais com matéria prima do Mar). 
E as descobertas sucediam-se ao ritmo dos navegadores de outros tempos.  Mas o pódio só pode ter um lugar e esse pertence ao carabineiro com toucinho e noodles de batata.
Um molho emulsionado na perfeição com uma batata acre pela cura em picle e ao mesmo tempo crocante. A ligação com esferas de toucinho gordo foi surpreendente porque nada fazia pensar que o delicado sabor do carabineiro ia harmonizar tão bem com a intensidade e ubtuosidade do lardo do porco.
Menção honrosa para a cavala com ostra, caviar oscietra e pepino, num casamento entre frescura vegetal, densidade bivalve e fumado cavalar. Um must! 
A GULOSEIMA 
A capacidade que o Louis em em camuflar alimentos já vem de longe. De tempos do Bon Bon (restaurante no Carvoeiro) onde também conquistou um Macarron Michelin e na altura me enganou com um fso amendoim a saber a azeitona. Neste caso, a guloseima foi um falso tomate que dentro tinha sardinha, pimento e manjericão a fazer lembrar uma sardinhada em formato esfera. 
Na continuação do logro descobri ainda um tentáculo de polvo que na realidade era uma manteiga de muxama com ovas de polvo raladas no momento. Uma ode à matéria prima algarvia! 
O GULAG 
O staff de sala merece 5 estrelas. A elegância do Jaime, a empatia do João ou a disponibilidade da Andreia. Contudo, muito ao estilo francês, mais formais, reservados e algo mecânicos nas narrativas de cada prato (ou de cada vinho).
Nos dias de hoje, isso pode ser uma inércia à plenitude de uma experiência descontraída de férias, que se quer próxima e com intimidade e humor, mesmo num restaurante de fine dinning. 
O Al-sud merece inteiramente o valor desta experiência (150 euros pela degustação de 9 momentos com pairing de 7 vinhos com um valor de 90 euros). 
E em terras do Algarve,  é bom saber que há um templo da boa gastronomia e Anjos que nos levam ao céu.

@gulasdosardinha

Comentários